Sobre o autor

Guilherme Wunder nasceu no ano de 1995 e mora em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Estudante de jornalismo, o Wunder tem como objetivo espalhar a cultura praticada no Rio Grande do Sul para o Brasil, pois viu que esse é um mercado que é pouco divulgado pelo país. Com esse objetivo foi criado o Blog do Wunder. O blog é mantido até hoje, com postagens toda quarta-feira (de vez em quando surgem algumas surpresas).

Blog do Wunder

Em novembro de 2013 teve inicio o Blog do Wunder, um blog que traria entrevistas exclusivas toda semana, com músicos, quadrinistas e escritores gaúchos. A ideia original era somente postar matérias produzidas para a minha vida acadêmica, mas não foi o que aconteceu. Até abril de 2014 foram produzidas 26 matérias, sendo 15 entrevistas exclusivas com profissionais de renome no mercado. Destas o Blog ultrapassou as barreiras, tendo feito a sua primeira entrevista internacional. Além disso, tivemos três reportagens especiais tratando de temas que o blog estava se aperfeiçoando e se aprofundando, conquistando assim o seu nicho e o sue público.

Em abril de 2014 o site entrou em recesso e ficou pouco mais de dois meses sem ser atualizado. Só que tínhamos um problema, pois já haviam sido produzidas seis entrevistas que não estavam no ar. Foi com o objetivo de concluir essas matérias que reativei o Blog do Wunder em julho. Na realidade todo o mês de junho foi para a produção dessas matérias e o projeto seria encerrado após seis semanas. Só que a vontade de continuar com tudo ainda estava dentro de mim e o retorno aconteceu. 

Desde seu retorno o Blog do Wunder já teve mais de 12 mil visualizações, buscando alcançar cada vez mais pessoas. Isso é uma conquista para mim e só tenho que agradecer as pessoas que me sempre me apoiam a seguir com esse projeto, que começou como um portfólio e hoje briga por um espaço na mídia. A ideia é continuar com entrevistas e matérias exclusivas toda quarta-feira e, se tudo der certo, assim será.

Artistas Gaúchos

Em janeiro de 2014, o jornalista Marcelo Spalding, professor que deu como um trabalho universitário criar um blog, me convidou para escrever no portal Artistas Gaúchos, considerado o maior catálogo de artistas locais da web. Na hora aceitei a proposta e hoje tenho a minha coluna por lá, coluna essa que já tem doze entrevistas minhas que estão disponíveis aqui no blog também.

RockGaúcho.com

Aqui foi diferente, a proposta do RockGaúcho.com é que os leitores enviem notícias que, se aprovadas, vão ficar disponíveis no site. E foi assim comigo, hoje já tenho mais de dez matérias por lá (também estão disponíveis aqui), e a visibilidade que esse site me deu foi muito grande, até porque já consegui algumas entrevistas por ter tido textos publicados lá.

Hoje é Dia de Rock Guri

Esse foi um programa de rádio idealizado pelo meu amigo Everton Carvalho e que produzimos por quatro meses na 3W WebRádio. O programa tinha como objetivo contar histórias vividas pela gente no rock gaúcho, além de tocarmos músicas de bandas daqui. Sempre (ou quase) com convidados, o programa teve quatro edições e, desde então, está fora do ar.

3 Sagas

No 3 Sagas foi parecido com os Artistas Gaúchos, só que dessa vez o convite veio de uma pessoa que eu não conhecia, o Vagner Abreu, criador do site, que me convidou com o projeto de propagar a literatura fantástica pelo mundo. Enquanto o site esteve sendo atualizado foram disponibilizadas diversas matérias escritas por mim. Atualmente o portal está desativado.

Depoimentos

Produção e arte: Alexandre Carvalho
Nesses dezoito meses de blog muitas pessoas foram entrevistadas e matérias produzidas, tanto entrevistas quanto reportagens especiais. E nesse período fui fazendo amizades e conquistando mais que fontes, mas sim parceiros que sempre me ajudam. Segue abaixo o depoimento de pessoas que, de alguma maneira, foram parceiros e incentivam a continuidade do Blog do Wunder:

"Toda a vontade de se fazer algo pela cultura, seja num livro, num disco, num jornal, ou num blog, é louvável, fico muito feliz de que uma experiência como esta, como este blog esteja dando certo, vontade e empenho é tudo!!!! Parabéns!!!" 
- Duda Calvin, vocalista da banda Tequila Baby.


"Um professor não é nada. Ele pode inventar, se esforçar, pirar, mas sozinho um professor não é nada. Tudo depente dos alunos, ou participantes, como prefiro chamar. E o Guilherme (este é o nome, o Wunder nasceu depois), o Guilherme fez parte de uma turma que para sempre irei considerar muito especial, a primeira vez que ministrei Mídias Digitais na Universidade. Apesar de vasta experiência profissional na área, nunca havia tido a oportunidade de ministrar esta disciplina, e recebi o convite com entusiasmo juvenil. A ideia foi desafiar os alunos a cada um criar um blog, aplicando nele conceitos de jornalismo, HTML, edição de imagem, som e vídeo. Deu certo, deu muito certo. E prova disso é o Guilherme, ops, agora já Wunder. Dessas provocações nasceu o Blog do Wunder, um espaço que começou como portfolio e ganhou vida própria, catapultando a vida e a carreira do Wunder a outro patamar. Até onde ele vai? Não importa, a transformação do Guilherme no Wunder já está pronta e agora ele tem todas as ferramentas na mão para seguir uma bela carreira. No impresso, na web, no rádio, seja onde for. Eu, como professor (não existe ex-professor) vou ficar aqui acompanhando e comemorando. Porque um professor não é nada, mas o aprendizado é tudo." 
- Marcelo Spalding, jornalista e escritor.


"Conheci o blog do Wunder através de um convite para falar sobre um tema específico da DC Comics e vi inúmeros artigos interessantes em diferentes temas. O blog é dinâmico, bem escrito e presta um serviço aproximando os leitores interessados em temas generalistas da cultura pop. " 
- Társis Salvatore, editor do blog Papo de Quadrinho e colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis.


"Um blog diferenciado que fomenta a cultura e que leva ao seu público entrevistas inéditas sobre artes, literatura, filmes, música, esportes e que é feito por um estudante com muita vontade de vencer. Conta sempre comigo e eu, como artista agradeço ao Blog do Wunder por nos divulgar e existir! Forte abraço guitarrístico"
- Rafael Schuler, guitarrista da banda Estado das Coisas.


Guilherme Wunder - 30/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário