quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Crítica de Armas na Mesa

Filme: Armas na Mesa (2016) 
País: EUA e França
Classificação: 14 anos
Estreia: 02 de fevereiro de 2017 
Duração: 129 minutos 
Direção: John Madden
Roteiro: John Madden
Elenco: Jessica Chastain, Mark Strong, John Lithgow, Sam Waterston, Gugu Mbatha-Raw, Alison Pill, Michael Stuhlbarg, Jake Lacy.

"Elizabeth Sloane é uma das lobistas mais poderosas dos Estados Unidos, conhecida por usar uma série de estratégias ilegais para atingir os seus objetivos. Um dia, é abordada para apoiar a bancada mais poderosa do congresso americano: os senadores pró-armas. Contrária à ideia, ela pede demissão e passa a trabalhar para o lado oposto, na intenção de conseguir leis mais rígidas para o porte de armas. Sloane começa a sofrer um série de ameças pessoais e profissionais, e começa a questionar os seus limites dentro desta profissão."

O filme, indicado ao Globo de Ouro deste ano, poderia muito bem ter sido gravado no Brasil. Isso porque ele mostra a realidade corrupta do senado dos Estados Unidos - algo que estamos acostumados a ver por aqui. No longa, a personagem interpretada por Jessica Chastain é uma das lobistas mais poderosas dos Estados Unidos, conhecida principalmente pelos seus métodos peculiares utilizados para alcançar seus objetivos.

Em Armas na Mesa, ela utiliza todo o seu arsenal para lutar por leis mais rígidas sobre o porte de armas. Basicamente é essa a trama do filme. E, felizmente, John Madden consegue apresentar bem todos os conceitos da luta da protagonista e da realidade do senado estadunidense. Além disso, as grandes atuações, principalmente de Jessica Chastain, beneficiam e muito o longa que busca retratar a realidade e a sujeira existente no senado deles.

Talvez por abordar temas tão fortes e que criticam tanto os Estados Unidos, Jessica Chastain não tenha sido indicada ao Oscar de melhor atriz, pois ela mereceu. Para quem quer entender um pouco mais sobre a importância deste debate e compreender um pouco mais a política dos Estados Unidos, Armas na Mesa é uma ótima pedida.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário