quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O boom da literatura fantástica no Brasil

Nos últimos anos a literatura fantástica se popularizou no Brasil, devido ao sucesso estrondoso de filmes como os das franquias de 'Harry Potter', 'Senhor dos Anéis', 'As Crônicas de Nárnia' e, mais recentemente, 'Hobbit'. Após assistirem os filmes, o público acaba, na maioria das vezes, comprando o livro para se aprofundar e conhecer mais sobre a história.

Foto: Matt Sayles
A literatura fantástica é subdivida em três partes: ficção cientifica, fantasia e horror. Aqui no nosso país o que mais se tornou conhecido foi a fantasia. Esse gênero se utiliza da magia e de outras formas sobrenaturais como formas de enredo e de ambiente. Entre os autores mais conhecidos por escrever sobre essa temática estão C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, J. K. Rowling, George R. R. Martin; entre outros.

Para o editor-chefe da Jambô, Guilherme Dei Svaldi; o principal motivo dessa popularização do gênero foi o sucesso das grandes obras 'Harry Potter' e 'As Crônicas de Gelo e Fogo'. Segundo Dei Svaldi as duas obras tem um ponto em comum, que é atrair tanto o público adulto quanto o mais jovem, mostrando assim que é possível se contar boas histórias independente da faixa etária da linguagem:

- No início dos anos 2000, tivemos Harry Potter, que abriu muitas portas para a literatura fantástica, principalmente pelo fato de ter gerado praticamente uma geração inteira de leitores. Depois, no início de 2010, quando a influência de Harry Potter já estava esvanecendo um pouco, tivemos o As Crônicas de Gelo e Fogo, que renovaram o interesse pelo gênero.

Foto: Divulgação
O jornalista do Segundo Caderno da Zero Hora, Alexandre Lucchese; destaca que com esse sucesso estrondoso do gênero as editoras vão se esforçar para colocar mais livros e autores a disposição do leitor: "A tendência é que as editoras qualifiquem cada vez mais seus catálogos, e que a oferta maior de títulos acabe gerando melhores leitores e, consequentemente, melhores autores."

Passando um pouco para a visão de quem está inserindo nesse universo o escritor Christopher Kastensmidt conta que tudo é cíclico e que algumas gerações já passaram enquanto outras ainda estão em constante movimento: "A geração Harry Potter já amadureceu. A geração Stephenie Meyer está tomando seu lugar. Falta uma década para a geração de Jogos Vorazes amadurecer, mas vai ser interessante ver o que aquela geração produz. Podemos ver um movimento para aquele lado, futuramente."

Foto: Divulgação
Guilherme Del Svaldi prevê uma integração maior ainda com outras mídias, pois quando um fã realmente gostar da franquia ele irá atrás do livro para se aprofundar mais no assunto: "Isso já começou, na verdade — já tivemos o lançamento de romances baseados em videogames e em séries em quadrinhos, para dar apenas dois exemplos — mas deve crescer ainda mais. Isso porque o livro ainda é a melhor mídia quando se trata de explorar um cenário, um personagem ou uma história em profundidade."

A literatura fantástica já alcançou muitos fãs por todo o mundo e o Brasil não fica fora dessa lista, podemos sempre ver isso quando um grande filme estreia no nosso país. No futuro esse gênero não vai morrer ou se perder no esquecimento, como fala Alexandre Lucchese: "É claro que terão idas e vindas de maior ou menor número de vendas, mas a tendência é que ciclicamente tenham bons títulos que recoloquem em voga o gênero."

Guilherme Wunder

Um comentário: