quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Conheça o escritor paulista Roberto de Sousa Causo

Ele esteve presente no Rio Grande do Sul para realizar a palestra de abertura oficial da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 10, 11 e 12 de abril, no Centro Cultural Érico Veríssimo. Estamos falando do escritor e editor de livros de fantasia Roberto de Sousa Causo.

Foto: Divulgação
Aos 49 anos, Roberto já conta com uma vasta trajetória no mercado literário, tendo publicado três romances e mais de setenta contos em antologias, websites e revistas em onze países. Escritor desde os 20 anos, o paulista de São Bernardo do Campo, teve sua primeira publicação na extinta revista francesa ‘Antarès’, que era considerada a única publicação internacional de ficção cientifica.

De lá pra cá já se passaram 30 anos e, para Roberto, o cenário da literatura fantástica no nosso país é outro, tendo melhorado muito devido aos best-sellers que surgiram nos últimos tempos: “Isso tudo mudou, a partir de algumas séries inglesas no Brasil, como ‘Harry Potter’ e ‘Senhor dos Anéis’, que nos mostraram o tamanho e a dimensão do público que gostava desse gênero literário.”

Além disso, o escritor também destaca o surgimento de novas editoras que estão dando espaço para que os escritores brasileiros comecem a publicar seus trabalhos, ao invés de só comprarem livros de fora do país: “Naquela época era muito difícil conseguir ser publicado e era muito difícil ter eventos como esse que nos aproximasse do nosso público alvo.”

Platéia da Odisseia de Literatura Fantástica. Foto: Guilherme Wunder
Uma pergunta cruel que foi feita para ele foi quando perguntei qual era o livro ou conto preferido dele, seja próprio ou como convidado para antologias. Roberto respondeu que existem livros que ele escreveu, ou que fez parte, que podem até não ter sido um sucesso, mas que mesmo assim acabam sendo favoritos pra ele por questão pessoal, pois ele coloca muito da própria essência em suas obras.

- Nesse sentido tem um romance de terror chamado ‘Anjo de Dor’, que saiu pela Devir Brasil, que é uma história parecida com o estilo de Stephen King. Também existe uma série, na qual estou trabalhando atualmente, que se chama ‘As Lições do Matador’, que já tem o seu primeiro romance publicado pela Devir Brasil, chamado ‘Glória Sombria’.

Arte: Divulgação
Atualmente o autor está trabalhando muito na produção de novos livros para 2015 e 2016: “Estou trabalhando nessa série (‘As Lições do Matador’), que deve ter dois livros publicados ainda neste ano. Além disso estou trabalhando em outra série steampunk, aonde já tenho uma história publicada e quero escrever um livro com outras duas e publica-lo em 2016.”

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário