quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Graphic novel do conto A Bandeira do Elefante e da Arara será lançado em novembro

Foto: Divulgação
O escritor texano Christopher Kastensmidt é conhecido pelo seu conto ‘A Bandeira do Elefante e da Arara’, que foi indicado ao prêmio Nebula, considerado o Oscar da literatura fantástica, e por ser um dos idealizadores e organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Carolina Mylius é ilustradora faz mais de dez anos, trabalhando principalmente na ilustração de livros e em empresas de design de games. 

Os dois artistas, que se conhecem desde 2005, estavam presentes na 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, em Porto Alegre. Enquanto Christopher participou do painel ‘Novidades dos eventos de Cultura Pop’ e de uma sessão de autógrafos; Carolina esteve falando sobre os ‘Mestres da colorização’. Entre uma agenda e outra dos convidados foi possível que eles falassem um pouco sobre o trabalho em comum da dupla: A adaptação para os quadrinhos do conto ‘A Bandeira do Elefante e da Arara’. 

Ilustração: Carolina Mylius
Kastensmidt, que é criador da série, conta que como já trabalha com games e outras mídias ele já havia pensado em fazer algum trabalho visual com esse conto. Desde então já são três anos produzindo esse projeto, mas somente agora em ritmo acelerado, graças a um projeto cultural que os artistas conseguiram entrar para publicar a graphic novel. Carol conta que já tinha alguma experiência com quadrinhos, mas que mesmo assim teve que praticar bastante para entrar na marcha que esse tipo de ilustração exige, e que teve como maior dificuldade pegar as referências visuais das cidades, pelo período histórico em que se passa o conto: 

- O Christopher teve que me emprestar vários livros que eu não tinha acesso e também tive que ir para a internet atrás dessa parte do visual. Mas também tem a parte de trabalhar o roteiro de um livro para o quadrinho, que é uma mídia diferente, e que o Christopher teve que fazer, então provavelmente ele ficou com a parte mais complicada. 

Ilustração: Carolina Mylius
O trabalho, que deve ser lançado em novembro, primeiramente em São Paulo e depois em Porto Alegre, tem em sua equipe a colorista Ursula Dorada. O projeto que se chama ‘A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito’ custará, em sua primeira tiragem, quinze reais, e será distribuído em escolas da rede pública de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O texano conta que tem grandes expectativas sobre como será recebido seu trabalho: 

- A expectativa é alta. Na verdade esse foi um conto premiado, que concorreu ao prêmio Nebula nos Estados Unidos. Agora resolvi adaptar esse trabalho para os quadrinhos, então fiz toda a adaptação do roteiro e a Caroline fez toda a ilustração. Posso dizer que aprendi horrores trabalhando com ela, porque ela realmente é grande, tem um ótimo olho, um bom gosto para montar o layout das páginas. Com as prévias que já lançamos podemos notar que as pessoas estão gostando muito. Já ouvi a opinião de quadrinistas do exterior que estão adorando e elogiando muito o nosso trabalho. 

Ilustração: Carolina Mylius 
Quando é perguntado sobre se essa adaptação será o último projeto baseado no conto, Christopher nega, e diz que ainda tem muito mais para se produzir sobre esse universo: “Pretendo fazer um romance sobre toda a série, tem também um jogo de tabuleiro que vai sair, e há também o projeto do RPG e de game que pode ou não sair. Estamos em tratativas ainda pra ver alguma spin off nos quadrinhos também.” 

Guilherme Wunder

2 comentários:

  1. Reportagem muito bacana! Parabéns!
    Curioso esse processo de transformar um conto em uma graphic novel.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, me surpreendi também com esse projeto dele. Christopher parceiro do Blog do Wunder

      Excluir